Nossa casa

 

Atual diretoria da Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

 

Diretoria Executiva
Presidente: Aceoni Cayser
Primeira Vice-Presidente: Olga Carpes
Segunda Vice-Presidente: Mônica Seibert
Secretária Geral: Maria Regina Duenas
Primeira secretária: Edian Rezende
Segunda Secretária: Regina Jacometto
Tesoureira Geral: Marli Parente
Primeiro Tesoureiro: Sérgio Willrich
Segunda Tesoureira: Luciene Ribeiro
Diretor Administrativo e do Patrimônio: Adalberto Carpes

Conselho Fiscal: Elisisana Beduschi, Sérgio Willrich e Carla Sgrott
 

Departamentos da Casa Espírita

 

Departamento Doutrinário e de Estudos:

Marlete Siqueira e Marli Parente
Departamento Mediúnico:

Luciene Ribeiro

Departamento da Infância e Juventude:

Patrícia Dutra da Silva
Departamento de Assistência e Promoção Social:

Maria Regina Duenas

Sérgio Willrich

Departamento de Comunicação Social:

Mônica Seibert

Coordenadora da biblioteca:

Edian A. Rezende

 

 

Histórico da CEEB

 

Na década de 80, um grupo de  06 amigos começou  a se reunir na residência de uma delas,  após receberem a psicografia  de uma entidade sofredora,com pedido de ajuda.

As reuniões, aconteciam na residência da senhora  Hermínia, que tinha a mediunidade de psicofonia e psicografia. Através dela, recebiam as orientações de um mentor espiritual  que passou a orientar o grupo.

Passaram a  se reunir sistematicamente para fazer o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita, para assim então terem mais segurança no trabalho que se propunham realizar. O grupo recebeu a denominação de : "Grupo de Estudos Espíritas de Brusque, MAIS TARDE,  CENTRO ESPÍRITA KARDECISTA DE BRUSQUE.

Passaram assim, algum tempo depois, a atender entidades sofredoras que eram  encaminhadas até o grupo.

Esse  grupo era formado por 6 amigos, sendo  alguns, funcionários do banco do Brasil, outros  do tiro de Guerra e seus respectivos cônjuges e o Sr. João Francisco de Souza, então delegado de polícia de Brusque.

Com a transferência da sra Herminia para outra cidade, o grupo acabou sendo desfeito. Porém, logo retomado, pelo Sr. João e outras pessoas interessadas no estudo dessa Doutrina consoladora.

Nessa época então, perceberam a necessidade de alugar  um local apropriado para essas reuniões e também escolher um nome  e um patrono para a Casa Espírita.

O Sr. João Francisco, sugeriu o nome  de Eurípedes Barsanulfo já que uns anos antes do início do grupo havia feito uma viagem à cidade de Sacramento, MG onde nasceu Eurípedes, tendo tomado conhecimento da vida e obra desse verdadeiro apóstolo da caridade. Porém, nada ainda era oficial.

Numa noite, tendo ido esse mesmo grupo até Blumenau onde estava acontecendo um seminário Espírita com o palestrante Raul Teixeira e outros expoentes da Doutrina espírita, tiveram uma grata surpresa:  Eles estavam sentados no  fundo do salão, ninguém sabia da presença deles ali e ao final de  uma das  palestras, Raul Teixeira disse que tinha um recado para o grupo da cidade de Brusque. Disse que a "EQUIPE DE EURÍPEDES BARSANULFO ESTAVA ALI PRESENTE E LHES MANDAVA UM FRATERNO ABRAÇO."

Todos ficaram muito emocionados e ficou, à partir daí então decidido o nome da instituição. Iria chamar-se "CENTRO  ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO". Era o ano de  1994.

Em outubro de 2000, a diretoria, tendo como presidente na época a Sra. Marlete de Siqueira, resolve mudar o nome da instituição para SOCIEDADE ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO,  como uma forma de homenagear Kardec e criar uma maior identificação com a primeira Casa Espírita fundada pelo codificador Allan Kardec em Paris, França que recebeu o nome de" SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS."

Desde  o início das atividades até o  mês de abril de 2012, a sede da instituição funcionava  provisoriamente na rua Tiradentes, 100, próximo ao Sintrafit.

Em  outubro de 2003 foi feita a aquisição do terreno da atual sede à rua Gustavo Halfpap, 335.

Em outubro de 2004 a diretoria, por unanimidade, percebe a necessidade de mudar o nome da instituição, de SOCIEDADE para CASA ESPÍRITA  EURÍPEDES BARRSANULFO, desta vez, para adequação à reforma estatutária.

A construção levou exatos nove anos, com muito esforço  trabalho e dedicação de todos.

Para conseguir  o investimento  necessário para a construção, foram feitos muitos bazares, cafés e almoços beneficentes, feiras do livro Espírita, campanhas, doações, vaquinha na internet... enfim, trabalho de formiguinha mas que resultou na bela e aconchegante construção que existe hoje.

A sede nova, foi então inaugurada em 01 de maio de 2012  dia especialmente escolhido por ser o dia do aniversário do mentor da Casa, Eurípedes Barsanulfo.

Na inauguração estiveram presentes, além do fundador da Casa e amigo, Sr. João Francisco de Souza, hoje residente em outra cidade, o presidente da Federação Espírita de Santa Catarina, Sr. Olenir Teixeira, o presidente da quarta União Regional Espírita, Sr. Silvio Schimit, toda diretoria da Casa e um significativo número de pessoas, numa festa que encheu de júbilo o coração de todos aqueles que de alguma forma se envolveram nessa grande conquista.

Regimento Interno Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

Estatuto Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.